29 de novembro de 2015

2º Torneio Low Tier - Delmiro Gouveia

Olá amigos,

Neste mês de dezembro teremos a segunda edição do Torneio Low Tier, um evento que busca oferecer um ambiente competitivo para quem quer jogar Yugioh sem gastar muito. Para isso temos as seguintes regras:


1. O Extra Deck não poderá conter mais de 10 cartas.
2. O Side Deck não poderá conter mais de 5 cartas.
3. Utilizamos nossa própria banlist (em conjunto com a da Konami de novembro de 2015):

=================================
2º TORNEIO LOW TIER  
=================================
#ARQUÉTIPOS BANIDOS
Mermail
Yang Zing
Infernoid
Red-Eyes, PSY-Frame, e assim por diante.
Todos os cards Pendulum de Efeito.
  
#BANIDAS
Stellarknight Delteros
Stellarknight Triverr
Dante, Traveler of the Burning Abyss
Trishula, Dragon of the Ice Barrier
Tellarknight Ptolemaeus    (new)
R. Beast  Ulti-Apelio (new)
Masked HERO Acid    (new)
Kozmo Farmgirl        (new)
Tour Guide From the Underworld    (new)
Raigeki            (new)
Emergency Teleport    (new)
Shaddoll Fusion        (new)

#LIMITADOS
Masked HERO Dark Law    (era banido)

#PODE COLOCAR 3
Dark Hole        (konami's semi-limited)
Reinforc. of the Army    (konami's limited)
Cir, Malebranche of the Burning Abyss    (era semi-limitado)
Graff, Malebranche of the Burning Abyss    (era semi-limitado)


#NÃO MAIS NA LISTA
Arquétipo: Performages    (era banido)
Arquétipo: Star Seraphs    (era banido)
Arquétipo: Yosenju    (era banido)
Judgment Dragon        (era limitado)
R. Beast Ulti-Cannahawk    (era banido)
Evilswarm Ophion    (era banido)
=================================


A limitação do Extra é justificada pelo fato de que, mesmo utilizando decks de igual poder (teoricamente) jogadores com mais cards de extra deck levariam vantagem caso utilizássemos o padrão de 15 cards. Jogadores mais abastados ainda podem utilizar xyz mais caros, mas terão que escolher com mais cuidado. Ao mesmo tempo, decks que utilizam xyz próprios (como Constellar e Evilswarm) não precisam necessariamente investir em outros cards.

A limitação do side se dá pelo fato de jogadores mais experientes terem mais cartas, inclusive algumas antigas e difíceis de encontrar (caras); assim, jogadores iniciantes aprendem a utilizar com cuidado seu sideboard sem estar necessariamente em desvantagem.

Sobre a Banlist, o critério utilizado para inclusão na lista foi o valor das cartas/deck, não necessariamente a força do mesmo. Alguns jogadores não entendem este ponto, querendo simplesmente banir decks "meta" e deixar os tier 2+ como estão; no entanto, acreditamos que banir todos os cards de um arquétipo não é necessariamente algo bom, pois limita a criatividade e impede de jogar quem só possui um deck ou gosta de determinado arquétipo. Além disso excluir totalmente os decks atuais faz com que os jogadores iniciantes não conheçam determinados arquétipos.

Visto isso, temos que Yosenju, Ritual Beast e HERO estão liberados nesse segundo campeonato, pois são decks baratos (média de R$100,00) e acessíveis a qualquer um. Alguns banimentos adicionais foram feitos e alguns desbanimentos também, no intuito de trazer Evilswarm e Lightsworn de volta ao jogo. Uma palavra acerca de Burning Abyss: é um deck forte e altamente recursivo, podendo trazer o Virgil várias vezes de volta ao campo; além tem acesso a traps muito boas como Fire Lake, Karma Cut e Phoenix Wing Wind Blast. Porém acredito que cartas simples como Royal Decree e Abyss Dweller (que nem precisa ser necessariamente side) destroem facilmente o deck, colocando-o numa situação equilibrada.

Por fim, a deslimitação de Dark Hole é algo que a Konami já deveria ter feito e que fará ocasionalmente algum dia: 3 Dark Holes preenchem o possível vazio em alguns decks deixado pelo banimento da Raigeki. ROTA a 3 permitirá que alguns (muitos) decks continuem viáveis, especialmente U.A. A limitação deste card pela Konami não trouxe bem algum ao formato, enfraquecendo decks que não deveriam ser enfraquecidos como Synchron, U.A, Battlin'Boxer, Constellar, Evilswarm, Noble Knight, X-Saber, entre outros.

O evento acontecerá na minha casa (Elton) no domingo, dia 06 de dezembro, e a inscrição ficará por R$5,00 apenas, para que todos possam participar. A premiação ainda está para ser decidida, mas traremos premiações mais genéricas e úteis para qualquer deck.

Conto com a participação de todos, forte abraço e até lá!

4 comentários:

  1. Se o critério principal é o valor das cartas, não entendi porque banir todos os pêndulos de efeito, a maioria deles custa entre 0,50 e 2,00.

    ResponderExcluir
  2. Pq não faz um com a Ban list de verdade,mas com decks de nível baixo?

    ResponderExcluir
  3. Olecram, é o critério principal mas nao o unico. A mecânica pendulum é mt forte se comparada as estrategias dos decks antigos, que são maioria aqui na região.

    ResponderExcluir
  4. Depois crie um post para a lógica e quais os critérios utilizados na escolha da banlist.

    ResponderExcluir