1 de dezembro de 2015

Conceitos: Metagame e Deckbuilding


Olá amigos, hoje iremos discutir sobre um aspecto importante em qualquer jogo competitivo, o que, é claro, inclui o Yugioh: o metagame. Mas o que é o meta? Pra você que é noobão e não sabe, vou te explicar.

O que é o meta?

O termo "meta" vem do grego e significa "depois, além de". A palavra mais conhecida com este radical vem da obra de Aristóteles, que quando escreveu seu tratado ontológico sobre a alma e o estudo do ser enquanto ser não o nomeou; este livro ficou imediatamente após os seus estudos sobre Física, e assim foi nomeado "Além da física" ou metafísica.

Pois bem, mas o que isso tem a ver com jogo? Veja só, suponhamos que alguém tão inteligente quanto eu esteja conhecendo o Yugioh agora, suas regras, cartas e interações; mesmo que ela aprenda todas as regras do jogo, teste dezena de decks e se torne um exímio jogador, quando ela for para um campeonato algumas perguntas virão a mente: quais decks meus oponentes usarão? Qual deck devo usar para maximizar minhas chances de vitória? Que cards devo colocar no Extra deck? Que cards devo colocar como sideboard?

Perceba que as respostas para estas perguntas não estão no conjunto de regras e informações que compõem o jogo em si, mas sim obtidas fora dele , é um conjunto de informações que está "além do jogo". Metagame.

Então, pra você que era bestão e achava que metagame era "os decks que ganham campeonato", esta é sua hora de evoluir e aprender alguma coisa. Metagame, "in simple terms, is the use of out-of-game information or resources to affect one's in-game decisions." (wikipedia.og)


O que é deckbulding?

Deckbuilding é um termo do inglês que não tem correlato direto na língua portuguesa, por isso utilizamos o termo em inglês mesmo; grosso modo, é a arte de construir bons decks. Deck ruim todo mundo faz, e ninguém deve se orgulhar disso.

Dado o conceito de metagaming exposto acima, e supondo que você tenha um mínimo de conhecimento acerca das regras e dos principais decks do jogo, a primeira coisa que devemos nos perguntar, antes mesmo de construir o deck é: "quais estratégias meus oponentes usam?".  É conhecendo a força do oponente que podemos mensurar nossa própria força. Muitas vezes escolhemos um deck bom em determinada tática, mas na verdade existem outros que fazem a mesma coisa de maneira melhor; outras vezes preciso adaptar minha escolha de cards (traps, extra deck) para derrubar a estratégia de meu oponente. Isso envolve conhecer os outros. Também é importante conhecer seu próprio deck, quais a forças e fraquezas do mesmo, o que ele pode e não pode fazer, e a partir daí montar sua estratégia. Isso envolve conhecer a si mesmo.

Sun Tzu disse uma vez que se você conhece o inimigo e também conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado da batalha; se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha haverá também uma derrota; mas se você é burro e não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas, e serás chamado de noob.


Yugioh!

Vamos a exemplos práticos. O deck Lightsworn (puro) é um deck relativamente barato mas que possui boa força: é bom no que faz, pode ser combinado com outros decks, pode dar otk, capacidade de limpar backrows, pode usar Honest... e Judgment Dragon é um dos melhores monstros do jogo! A desvantagem do deck é que a sorte é o principal fator, então é um deck extremamente forte que em alguns duelos e meieiro em alguns outros. Além disso a capacidade defensiva do deck é baixa, e o uso de spells/traps limitado (pois muitos são jogados no grave), se confiando em cards como Necro Gardna, Breakthrough Skill e alguns poucos outros. Apesar dos contras, eu considero um bom deck e o recomendaria tranquilamente.

Pois bem, apresentado o deck agora vamos à análise externa. Logo após o lançamento do deck estrutura Ataque do Herói, muita gente jogava de HERO aqui em Delmiro e região, o que tornou inviável para qualquer jogador de Lightsworn chegar muito longe em campeonatos. O Dark Law, principal monstro do deck HERO, impede que qualquer card do oponente atinja o cemitério, o que destrói completamente a estratégia dos LS; além disso para eles é muito difícil remover o Dark Law, pois cards como o Honest não podem sequer ser ativados. Conhecendo o oponente e reconhecendo suas fraquezas, a melhor estratégia para os LS seria não jogar, caberia ao jogador montar outro deck até que o metagame mudasse.

Na análise interna, vou citar um erro clássico dos jogadores de LS. Como já foi dito, as principais características do deck, além de ser luck based, é sua capacidade explosiva e sua fraca defesa. Isso acontece porque o conjunto de cards que permite o deck ter alto poder ofensivo (leia-se: monstros LS no cemitério) não contribui em nada na hora de se proteger de ataques. Alguns jogadores erroneamente tentam compensar esse aspecto negativo colocando cartas armadilhas diversas (Threatering Roar, Mirror Force) ou colocando um excesso de monstros defensivos (Necro Gardna, Rainbow Kuriboh, Peropero) que só tornam o deck mais inconsistente, menos explosivo e com uma capacidade defensiva razoável. O deck nem se defende bem (como Yang Zing, Nekroz, B.A) e nem tem um poder ofensivo acima da média, quando comparado a versão "padrão" dos LS.

Outro exemplo interessante é o cara fazer um deck zumbi synchro.  É um deck lixoso que não faz nada a mais que qualquer outro deck synchro, além de ser mais lento e ter menos jogadas. Eu mesmo acho muito mais legal o deck Blackwing de Orni (a versão antiga, hoje ele só quer saber de quasar) ou o T.G. do marcos que além de invocarem o Beelze fazem algo mais, no caso dos Blackwings altos OTKs e os T.G. se defendem bem e toma controle de criaturas.

Um último exemplo é o meu amigo Marlos perguntando como fazer o deck Six Samurai comprar mais cartas. A resposta é que, no Yugioh, se seu arquétipo não te da cards, não vão ser spells/traps genéricas que vão fazê-lo.

Resumindo: conheça as forças e limitações do seu deck. Não adianta sacrificar seus pontos positivos para levemente melhorar os pontos negativos. Aprenda a diferença entre "melhorar" e apenas "modificar" seu deck, faça uma análise interna e externa das táticas e estratégias.

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É isso aí amigos, tem mais coisa para falar mas iremos encerrar por aqui. Forte abraço!

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