18 de setembro de 2017

Comentários sobre a Banlist de Setembro


Olá amigos, darei minhas opiniões sobre o formato Extended e porque acho que é melhor jogar neste formato.

Após esses anos todos de jogo, todos já devem saber como funciona o mercado de Yugioh. A Konami lança cartas e mecânicas muito melhores que as anteriores (power creep) nos induzindo a comprar cartas novas para se manter no competitivo. Após isso, ela ou torna a mecânica do deck obsoleta ou, caso o deck seja bom, adiciona à banlist não numa tentativa de balanceamento, mas de excluir o deck do competitivo e forçar a compra de novos cards.

Ter de comprar cards em lançamento é um problema triplo em questões de preço. Primeiro, cardsrecém-lançados geralmente são bem mais caros nas primeiras semanas, sendo que o preço tende a estabilizar depois de algum tempo; caso o jogador espere esse tempo, ele perde a chance de ir melhor nos torneios que ocorrerem pois ainda não dispõe dos mesmos. Segundo, os cards geralmente são reprintados, o que rebaixa em muito o seu valor de mercado. Esperar um tempo (às vezes muito tempo) se torna infinitamente mais econômico na maioria das vezes. Terceiro, a banlist da Konami. Como aconteceu com Pepe, às vezes jogadores pagam caro por cartas que não vão utilizar por dois meses. Acredito que já aconteceu com todos aqui, então não vou me estender muito.

Pela lógica, em termos financeiros, sai melhor jogar com cards antigos, e não ser surpreendido por uma banlist surpresa. O Yugioh evoluiu muito e os decks "antigos" de hoje eram decks com mecânicas muito dinâmicas, divertidas e apelosas de ontem, a exemplo de Nekroz, Shaddoll e Monarca. Não é como há anos atrás que antigo significava jogar com decks sem arquétipos e com Monster Reborn, em partidas que cada jogador dava 1 special summon por turno. Hoje o Yugioh está mais barato do que nunca (é só lembrar do preço do Dracossack e outros Xyz de 2014) e muitas dessas cartas continuam sendo ótimas, porém o metagame está tão rápido e overpowered que não há espaço para elas.

Eu acho (minha oppinião) que o grande flavor do Yugioh são decks como Mago Negro, Olhos-Azuis, ABC, decks antigos que marcaram nossa memória como Ancient Gear e Six Samurai. Então jogar num meta que tivesse alguns desses decks, pra mim, seria mais interessante que cartas azuis com setinhas apontando pra algum lugar.

Bom, agora vamos ao formato. Existem duas coisas a comentar, a primeira é a nova mecânica e a segunda a banlist.

A limitação de dois monstros vindos do Extra  em campo é interessante pois limita decks que eram apelosos justamente por enxerem o campo de monstros apelosos e sem limite de "once per turn". O primeiro deck que vem à mente é Burning Abyss, mas tivemos vários outros, como D/D/D e Kozmos-Fire Kings. Eu acredito que um formato mais lento seja benéfico ao que estamos buscando, já que um jogo que não é definido logo no primeiro turno é mais divertido. Outro ponto é que a limitação em 1 monstro do Extra (na mecânica Link) acaba com muitos decks, enquanto que o limite de 2 na verdade AJUDA muitos decks antigos/4fun que faziam poucas invocações, já que limita as jogadas do oponente. Por exemplo, um deck como Evilswarm raramente fazia mais de 2 Xyz, então isso se torna uma vantagem para ele, pois seu oponente não pode fazer aquela chuva de monstros.

De início alguém pode pensar que arquétipos como Synchron não sobreviveriam a essa mecânica, mas na verdade só precisam ser ajustados (quem quer, da um jeito! lembro do Marcos misturando Ritual Beast com T.G. e levando o primeiro lugar logo depois da lista pegar os RB). Lembre-se que monstros "Extra" podem ocupar as outras zonas de monstros se vierem do cemitério ou da zona de cards banidos. Trazer monstros do graveyard será a base para decks como Sunchron e D/D/D rodarem bem.

Quanto à banlist, para quem é novo aqui, para a composição da banlist do Extended entra para a lista de Forbidden todos os cards banidos no TCG e no OCG também. Se um card for banido em alguma das duas listas, será banido na nossa.

A lista está bem pequena então temos que ver como os decks se comportam com a nova regra de 2 slots pro extra. Assim, vou comentar alguns decks.

Ritual Beast
Apesar de não estar na lista, este deck ganhou uma interassão bem bacana, que é o fato de suas fusões serem invocadas da zona de banidos. Como isso, eles podem "burlar" a limitação de 2 slots, permitindo ter várias fusões em campo.

Chaos
Card Trooper a três e Black Luster Soldier a dois permite que o deck tenha mais cartas ameaçadoreas, na forma de um enabler e um finisher. Existe uma interação bacana entre o Card Trooper e Machine Duplication. Combine com Limiter Removal e você tem um combo OTK com 3 cards, num total de 11400 de dano.

Shaddoll
Shaddoll ganhou força com a El Shaddoll Fusion a três. Além disso o Mathematician também a três permite que o deck foque mais no elemento EARTH sem necessariamente ter que usar a engine Trains.

Monarchs
Os Monarcas ganharam uma troca interessante, 1 Pantheism por 2 Stormforth's. Com cartas genéricas de acelerar o jogo (Pot of Desires, que favorece o uso de cards repetidos) e o formato mais lento, acredito que o deck no geral ficou melhor.

Decks que utilizam Reinforcement of the Army
Com a errata adicionando a cláusula "once per turn", esta carta pôde ir a três e ajudará na consistência de um bom número de decks, como Satellar, Evilswarm e Six Samurai.

Pendulum
Não sei como funcionam os pêndulos na era Link, mas um número fixo de 2 slots para invocação do Extra me parece tê-los ajudado (talvez a excessão sejam os Metalfoes, que fazem tudo e usam Gofu) em comparação ao 1 + Links. Além disso torna a coisa mais baçanceda, já que 5 monstros por turno, sem custo algum, tornava a coisa meio op, não acha? Eu acho.

Links
Por fim, monstros Link que tenham uma utilidade extra além de "apontar para os lados" podem achar seu lugar no meta. Não conheço muitos, mas com certeza chegará o dia que a Konami lançará links tão fortes que caberão no nosso formato.

Forte abraço!

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