27 de dezembro de 2016

[Arquivado] Pauper - Lands



1 COR


 • Cycling Lands

São terrenos que entram em jogo virados, geram 1 colorida e possuem a habilidade Reciclar.

- Onslaught's Cycling Lands

[Secluded Steppe,  Lonely Sandbar, Barren Moor, Forgotten CaveTranquil Thicket]

Essas lands reciclam pagando 1 mana da cor que elas geram. São a melhor opção em decks monocores. Barren Moor por exemplo é presença obrigatória no Monoblack Control.

- Urza's Saga Cycling Lands

[Drifting Meadow, Remote Isle, Polluted Mire, Smoldering CraterSlippery Karst]

A habilidade de reciclar custa 2 manas genéricas. Acredito que esses cards nunca viram jogo.


• Spell Lands

São terrenos que entram em campo virados, geram 1 mana colorida e possuem uma habilidade ETB.

Temos muitos ciclos, por enquanto todos baseados no mundo de Zendikar. Classificarei por edição.

- Zendikar

[Kabira Crossroads, Piranha Marsh, Soaring SeacliffTeetering Peaks, Turntimber Groove]

- Worldwake

[Bojuka Bog, Halimar DepthsKhalni Garden, Sejiri SteppeSmoldering Spires]

- Battle for Zendikar

[Fertile ThicketLooming SpiresMortuary MireSandstone BridgeSkyline Cascade]

- Outros

[Quicksand]




2 CORES


• Fetch Lands

[Terramorphic Expanse e Evolving Wilds]

São as nossas fetch lands do pauper. Ambos os cards são idênticos e colocam um terreno básico virado em campo. Já foram boas opções para decks multicoloridos, porém caíram no desuso à medida que mais terrenos não básicos que geram duas cores foram lançados, então atualmente veem pouco uso.

Vantagens:
- Embaralham o deck (útil quando você está zicado);
- Afunilam o deck (ao usar uma fecth, voce reduz em dois o número de terrenos do seu deck, aumentando a probabilidade de comprar cards que não são terrenos);
- Ao contrário dos Gates/Life Lands, funciona razoavelmente bem com as Bounce Lands, já que só "entra em jogo virado" uma vez;
- Em casos raros o fato do terreno ir para o cemitério é uma vantagem, quando o oponente usa Relic of Progenitus ou quando você utiliza cards como Tilling Treefolk. Também é a melhor escolha nos casos em que o tipo de terreno conta, como Kird Ape e Wild Nactl, ou no UR Delver.

Desvantagens:
- O terreno entra em jogo virado (óbvio);
- A "mana" gerada por uma fetch land é de um único tipo, por exemplo, uma vez que você traz uma Ilha ela só pode gerar mana azul, ao contrário das Dual Lands que podem gerar qualquer das duas manas durante todo o jogo.

Comentário: na minha opinião os terrenos Duais (Gates e Life Lands) são melhores, pois a versatilidade na hora de gerar a mana ajuda muito na consistência dos decks bi-colores. Porém, nos casos de você querer usar 4 Bounce Lands, pode ser que 4 Fetchs ajudem a ficar menos lento e diminuam a possibilidade de flood (muitos terrenos na mão), bem como em decks de 3 ou mais cores.


• Ravnica Bounce Lands

[Azorius Chancery, Dimir Aqueduct, Rakdos Carnarium, Gruul Turf, Selesnya Sanctuary, Orzhov Basilica, Golgari Rot Farm, Boros Garrison, Simic Growth Chamber]

As dual lands clássicas do formato (pelo menos para mim que voltei a jogar Magic no tempo e Ravnica), as quais geram duas manas da cor da guilda que representam, mas possui a desvantagem de serem bastante lentas. São conhecidas por bounce lands ou Karoo justamente por terem como condição devolver um terreno para mão assim que entram em campo.

Vantagens:
- Cada bounce land gera duas manas, fazendo com que mesmo que o oponente e você tenham o mesmo número de terrenos, você ainda assim gere mais mana que ele;
- Ideal em decks de controle.

Desvantagens:
- São bastante lentas e vulneráveis a destruição de terrenos;
- Abrir com somente 1 desses na mão é o mesmo que abrir sem terreno.

Comentário: são terrenos utilizados exclusivamente em decks controle, que tentam levar a partida para o late game. Elas efetivamente trocam tempo por economia de card e vantagem de mana, então decks que não tem acesso a aceleração de mana as utilizam com este fim.


• Guildgates

[Azorius Guildgate, Boros Guildgate, Dimir Guildgate, Golgari Guildgate, Gruul Guildgate, Izzet Guildgate, Orzhov Guildgate, Rakdos Guildgate, Slesnya GuildgateSimic Guildgate]

As Guildgates foram lançadas no bloco Retorno a Ravnica, e causaram muita agitação e debate na época, mas não decolaram. Teve uso restrito utilizando o Gatecreeper Vine mas atualmente foi completamente superado pelas Life Lands.

• Life Gain Lands

[Bloodfell Caves, Blossoming Sands, Dismal Backwater, Jungle Hollow, Rugged Highlands, Scoured Barrens, Swiftwater Cliffs, Thornwood Falls, Tranquil CoveWind-Scarred Crag]

Essas lands geram uma mana de qualquer cor da guilda mas entram em campo viradas, trocando tempo por consistência. O metagame mais lento e o 1 de vida adicional foi o que permitiram o maior uso das dual lands, já que mitiga parte do tempo perdido contra aggro bem como permite algumas interações legais envolvendo Kor Skyfisher e Ghostly Flicker.

Vantagens:
- Oferece +1 de vida;
- Ajuda muito na consistência de decks de duas cores;
- Ao contrário das Fetch Lands a mana gerada é flexível.

Desvantagens:
- Entra em campo virada.

Comentário: entre os Guildgates e as Life Lands, é claro que estas últimas são melhores pois dão 1 de vida ao entrarem em campo. Para decks de duas cores, estes terrenos são a opção mais acertada a ser feita, não tem como errar.

• Ash Barrens

[Ash Barrens]

Essa é a mais nova queridinha do pauper.

Vantagens:
- Possui praticamente as mesmas vantagens e desvantagens das Fetch Lands, porém oferece ainda a opção de entrar em jogo gerando uma incolor, e ainda pode ser retornada com uma bounce land e reciclar ela mesma.

Desvantagens:
- A fraqueza desta carta é bem específica, em decks que utilizam cartas coloridas de 1 mana (ex: Preordain) não da pra manter mãos com um único terreno, pois a mana gerada por ele é incolor. Isso não ocorre com as fetch ou life lands, que podem baixar o terreno e no próximo turno utilizar o Preordain.



3 CORES


• Shards of Alara

[Bant Panorama, Esper Panorama, Grixis Panorama, Jund PanoramaNaya Panorama]



5 CORES


• Terrenos da Oath of the Gatewatch

[Crumbling Vestige, Holdout SttlementUnknown Shores]


Nenhum comentário:

Postar um comentário